Desafios presentes na formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i24.241Resumo
O propósito deste artigo é refletir sobre alguns aspectos e processos que problematizam na sociedade atual a formação do professor, tendo em vista o direito à escola que representa, no mundo atual um objetivo ainda distante a ser alcançado. Os aspectos escolhidos, como alvo para a reflexão, são os seguintes: 1- crise do paradigma social, educação e formação de professores; 2- a tecnologia, mundo do trabalho e educação; 3- a globalização econômica e educação; 4- ciência moderna e humanismo; 5- a crise da cultura.
Referências
CEPAL-OREALC – Educación y conocimiento. Santiago do Chile: Naciones Unidas, 1992.
CONTRERAS, José. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
HABERMAS, Jürgen. Técnica e ciência como ideología. In: Os Pensadores XLVII, 1. ed., 1975.
FURTADO, Celso. Brasil a construção interrompida. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
MELLO, Mario Vieira. O conceito de uma educação da cultura – com referência ao estetismo e à criação de um espírito ético no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
MORIN, Edgard. Complexidade e transdiciplinaridade. Trad. Edgard de Assis Carvalho. Natal: Edufrn, 2000.
PESSANHA, José Américo. Filosofia e modernidade: racionalidade, imaginação e ética. In: Educação e Realidade, Porto Alegre: Ufrgs, Faculdade de Educação, v. 22, n.1, 1997.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 2000.
SENETT, Richard. A cultura do novo capitalismo e a democracia. In: MORAES, Denis de. Combates e utopias. Rio de Janeiro: Record, 2004.
STENGERS, Isabelle. Quem tem medo da ciência? Ciências e Poderes. São Paulo: Siciliano, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.