Formação de recursos humanos para a pesquisa: da educação superior às bases do sistema educacional
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i24.232Resumo
Trata-se de reflexão teórica sobre formação para a pesquisa, no âmbito do sistema educacional brasileiro e enfoca o significado de formação, questiona a contribuição da atual política nacional de avaliação e credenciamento das IES, em termos de formação para a pesquisa, e aponta cinco sugestões possíveis de implementação nas instituições de Educação Superior, com o duplo propósito de difundir a cultura investigatória nas IES e estender suas influências até as bases do sistema educacional.Referências
ÁVILA, Vicente Fideles de. A Pesquisa na vida e na universidade. 2. ed. Campo Grande: Editora UFMS/Editora UCDB (co-edição), 2000.
______. Formação de educadores para a educação básica: proposta de programa-processo em nível de graduação. Campo Grande-MS: Editora UCDB, 1999.
______. O calouro nos estágios da universidade sonhada, instituída e que se constrói. Campo Grande-MS: UCDB, 1996 (folheto).
ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. ANPEd / Carta de Caxambu ao povo e às autoridades constituídas. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: ANPEd/Autores Associados, n. 16, jan.-abr., 2001, p. 116-117.
BOLZAN, Dóris. Formação de professores: compartilhando e reconstruindo conhecimentos. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2002.
CHARLOT, Bernard. Formação de professores: a pesquisa e a política educacional. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002, p. 89-108.
DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 1996.
KUJAWSKI, G. Mello. A crise do século XX. 2. ed., São Paulo: Ática, 1991.
LHOTELLIER, Alexandre. La formation en question. In: Formation 1 – quelle formation?. Paris: Institut de Formation et d’Études Psychosiologiques et Pédagogiques / Petite Bibliothèque Payot, 1974, p. 15-87.
MARÍAS, Julián. Introdução à filosofia. Trad. Diva Ribeiro de Toledo Piza. 2. ed., São Paulo: Duas Cidades, 1966.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999, p. 30.
PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (orgs). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo : Cortez, 2002, p. 17-52.
PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Prgs). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002, p. 89-108.
SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote Ltda (Temas de Educação 1), 1995, p. 77-91.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.