De “neguinha” a professora: trajetórias de vida-formação de docentes negras do Ensino Fundamental I em Primavera do Leste, MT
DOI:
https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i66.1874Palavras-chave:
Trajetórias, Formação, Professoras NegrasResumo
Este estudo examina as vivências de vida-formação de professoras negras no ensino fundamental I em Primavera do Leste, MT, focalizando os efeitos do racismo e sexismo desde a educação básica até a formação docente. Utilizando questionários e entrevistas com cinco participantes, a pesquisa analisa como essas trajetórias foram influenciadas pelas categorizações sociais. Os relatos evidenciam a intricada interseção de raça, gênero e classe. Obstáculos estruturais, juntamente da falta de consciência racial e de gênero, assim como sobre políticas públicas, impuseram inúmeras dificuldades às jornadas formativas das professoras negras. O estudo enfatiza a importância da conscientização racial e de gênero, e do entendimento ativo das políticas, para transformar as trajetórias dessas professoras, promovendo debates e ações rumo a uma educação mais plural, diversa, inclusiva e equitativa.
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