CHAMADA PARA DOSSIÊ: Por uma ética do cuidado na docência de 0-3 anos: das pedagogias de educação infantil às didáticas na creche

2024-06-07

Ementa:

O Dossiê aborda a dimensão ética do cuidado no exercício da docência com bebês e crianças bem pequenas na jornada cotidiana na creche. Desse ponto de vista, o cuidado é visto como uma dimensão transversal das práticas docentes que se constituiu pelas ações de atenção pessoal – alimentação, troca de fraldas, banho etc. –, assim como por todas as escolhas do/a professor/a em relação à organização dos tempos, dos espaços-ambientes, dos materiais e das linguagens que são promovidas no encontro diário com os bebês e as crianças bem pequenas na creche. Nosso objetivo central com a proposição do Dossiê é o de evidenciarmos as especificidades da docência na creche a partir de uma ética do cuidado que opere na escolha de princípios de pedagogias participativas de Educação Infantil, bem como na mobilização da agência docente na construção de didáticas na creche que ratifiquem a indissociabilidade entre cuidado e educação, a escuta e a participação dos bebês e das crianças bem pequenas como princípios inegociáveis. Diante do exposto, argumentamos em defesa de uma docência de 0-3 anos que garanta o acolhimento, a escuta e a promoção da participação dos bebês e crianças bem pequenas a partir da oferta de espaços-ambientes, tempos e materiais que possibilitem escolhas, interações, movimento, brincadeiras, investigações e descobertas. Em tal perspectiva, desejamos que este Dossiê promova relevantes discussões a respeito do trabalho docente na creche, a partir de uma ética do cuidado na docência de 0-3 anos, e suscite potentes reflexões sobre a formação profissional de docentes que trabalham na creche. Portanto, o Dossiê será composto por artigos decorrentes de pesquisas empíricas com professores(as), bebês e crianças bem pequenas e suas famílias, além de investigações bibliográficas, metapesquisas e estados do conhecimento que apresentam contribuições profícuas para o debate sobre a ética do cuidado enquanto constituinte do exercício da prática docente na creche. No que diz respeito às pesquisas empíricas, serão contemplados artigos que tematizem a ética do cuidado a partir da análise e discussão das práticas docentes, de narrativas de professores(as), bem como de pesquisas com/sobre crianças de 0-3 anos que evidenciem as interações sociais, o movimento, assim como as múltiplas linguagens pelas quais se manifestam bebês e crianças bem pequenas em interações inter e intrageracionais no âmbito da creche. Especificamente em relação às pesquisas com docentes que atuam na creche, serão contemplados artigos que visibilizem a indissociabilidade entre cuidado e educação nas escolhas pedagógicas, assim como na construção de didáticas que se efetivam no encontro cotidiano com os bebês e as crianças bem pequenas e suas famílias na creche. Mediante o exposto, entendemos que o dossiê contribuirá com o adensamento de discussões teóricas sobre a ética do cuidado enquanto dimensão constituinte das especificidades da docência de 0-3 anos, bem como com a formação inicial e continuada de professores(as) de Educação Infantil.